O primeiro ônibus do mundo não era um luxuoso veículo de turismo daqueles que levam turistas para seus destinos com conforto relaxante. Era um ônibus urbano que ligava as cidades alemãs de Siegen com os vilarejos de Ntohen e Deuz. Hoje em dia, Siegen está a cerca de uma hora de viagem a leste de Köln - imagine quanto tempo levava no passado. Siegen está situada no centro do distrito de Siegerland, uma região montanhosa com pequenos vilarejos. No fim do século XIX, as pessoas não imaginavam viajar 16 km - a distância entre Deuz e Siegen - para trabalhar. O pensamento de andar em um veículo motorizado todo dia pra ir trabalhar não era algo possível à maioria no mundo.
Mas tudo isso começou a mudar em 18 de Março de 1895, às 6:25 da manhã pra ser mais preciso, quando o primeiro ônibus motorizado do mundo, construído por Karl Benz, começou a operar uma linha regular (com tabela horária), de Deuz a Siegen. Isso foi um ano antes de Gottlieb Daimler construir o primeiro caminhão motorizado do mundo. O primeiro ônibus, com um motor traseiro movido a gasolina de 5 hp, conseguia alcançar uma velocidade média de 15 km/h (a velocidade média de um ônibus hoje em São Paulo) e cobria sua linha em uma hora e vinte minutos. A capacidade era pra 8 passageiros, e a viagem custava a cada um 70 pfennigs. Além de ter de desembolsar o que naquela época era uma fortuna, os passageiros geralmente tinham que descer pra empurrar o ônibus nas ladeiras mais íngremes. No verão do mesmo ano, um segundo ônibus da marca Benz entrou em serviço na mesma rota.
Antes mesmo de completar um ano, a primeira linha da Siegerland teve que ser descontinuada, já que a rota se mostrou muito acidentada para o veículo.
Mas o desenvolvimento de novos ônibus não parou. Nos anos que se seguiram novas linhas de ônibus surgiram, e eram operadas não só com ônibus Benz, mas também com os ônibus recém-criados por Gottlieb Daimler. Se virando com um motor de apenas um cilindro.
O primeiro ônibus Benz tinha uma carroceria da marca "Landau", um modelo de mesmo nome. Em termos técnicos, o ônibus era baseado no Viktoria - automóvel da marca Benz - e era movido com um motor traseiro de 1 cilindro e 4 tempos, que passava a força para as rodas traseiras através de uma corrente (como em uma bicicleta). Os carros Benz tinham como opcional uma versão com carroceria landau, com teto dobrável ou fechado desde 1894.
Estes veículos eram usados, entre outras coisas, para fazer traslados para hotéis... daí surgiu a idéia de usar veículos motorizados para fazer linhas comerciais levando passageiros entre os diversos lugares que eles desejassem ou precisassem visitar. O primeiro ônibus motorizado, de 1895, ainda era no estilo das carroças (ou coches), com suas grandes rodas de madeira e o banco do motorista alto na frente, onde o mesmo não tinha nenhum tipo de proteção contra o vento, chuva e etc, apenas um pequeno teto, que dava uma noção de segurança. Já os passageiros ficavam dentro da carroceria (o motorista ficava fora), que era fechada e tinha grandes janelas. O peso de um ônibus desses era de apenas 1,200 kg. O preço? 6000 Marcos alemães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário