sábado, 26 de janeiro de 2013

A batalha de Little Bighorn


A batalha de Little Bighorn aconteceu em 25 de junho de 1876, no ano do Centenário da Independência dos Estados Unidos da América, nas proximidades do rio Little Bighorn (afluente do Bighorn, por sua vez um afluente do Yellowstone), no estado de Montana. Ela opôs o sétimo regimento de cavalaria do exército dos Estados Unidos da América do famoso General Custer a uma coalizão de Cheyennes e de Sioux, unidos sob a influência dos também famosos líderes indígenas Touro Sentado (Sitting Bull) e Cavalo Louco (Crazy Horse).
A batalha foi o mais famoso incidente das Guerras indígenas nos Estados Unidos e resultou na vitória dos Lakotas e dos Cheyennes do Norte, que aniquilaram um destacamento da cavalaria estadunidense comandado pelo general Custer. Foi a maior derrota do exército estadunidense durante as chamadas Guerras Indígenas.
O total de mortes nos Estados Unidos foram 268, incluindo escuteiros e 55 ficaram feridas.
A batalha é retratada no filme Little Big Man, estrelado por Dustin Hoffman. Nesse filme, o hábito do General Custer e seus soldados de atacarem acampamentos indígenas quando os guerreiros estavam ausentes e então assassinarem mulheres e crianças é demonstrado.
Também encontramos essa batalha no filme Bury My Heart at Wounded Knee (Enterrem meu coração na curva do rio, no Brasil), dirigido por Yves Simoneau e escrito por Daniel Giat e Dee Brown, com Anna Paquin (True Blood). E também no filme "Sitting Bull" ("O Último Guerreiro"), com J. Carrol Naish (no papel de Touro Sentado) e Dale Robertson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário