quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Albert Einstein


Em 1915, Albert Einstein em uma palestra na Universidade de Göttingen, escrevia ao quadro negro, tentando descrever seus problemas ligados a relatividade Geral. Na plateia estava David Hilbert, um dos maiores matemáticos da epoca e de todos os tempos, que ouvia atentamente o que Einstein palestrava.

Hilbert pensou: “Sei resolver esse problema, posso me sair melhor do que Einstein”.

Desde então, Hilbert começou a competir com Einstein para uma solução da Relatividade Geral. Uma controvérsia de verdadeiros gigantes, um da física e outro da matemática. Hilbert no papel de desafiante de Einstein começou a trabalhar. Ninguém pode dizer que Einstein não era um matemático excepcional, porque no momento o problema era de pura matemática. Einstein estava em um beco sem saída, com medo de Hilbert publicar primeiro do que ele, as equações da relatividade geral.

Então, percebeu que tudo apontava para uma direção, as equações que ele havia descartado 3 anos antes, pois pareciam fisicamente estranhas e inaceitáveis. Ali estavam as equações, que antes pareciam inúteis, mas que agora eram extremamente promissoras. Usando essas equações para calcular a órbita de mercúrio, um grande mistério astronômico, pois sua órbita não era compatível com a física de Newton.

Einstein chegou a uma compatibilidade quase perfeita!(NĂŁo haviam computadores na Ă©poca, o trabalho era feita a mĂŁo) EntĂŁo se deu conta de que suas idĂ©ias e suas equações estavam corretas. Finalmente chegará as equações ao mesmo tempo que Hilbert. Existe muita controversia sobre quem chegou as equações primeiro. Mas, Hilbert elegantemente anunciou: “A teoria Ă© de Einstein, ele Ă© quem merece o crĂ©dito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário