13:34
0

Foto da cadela Laika, 1957.

Laika foi uma cachorra russa que ficou conhecida por ter sido o primeiro ser vivo a orbitar a terra. A cachorra foi ao espaço a bordo da nave soviética Sputnik II, em 3 de dezembro de 1957.
Segundo consta, a cachorrinha morreu cerca de 5 horas após o lançamento devido uma combinação de fatores, entre os quais estavam o estresse pela viagem e possível superaquecimento da nave, decorrente de uma falha de isolamento.

O líder soviético, Nikita Khrushchev, queria que o lançamento da Sputnik II ocorresse no quadragésimo aniversário da Revolução Russa, em 7 de dezembro. Contudo, o foguete que seria lançado, mais sofisticado (mais tarde, conhecido como Sputnik III), só ficaria pronto um mês após a data desejada e, dessa forma, às pressas, construíram uma nave mais simples em apenas 4 semanas.

O satélite construído para abrigar um animal durante o lançamento foi equipado com medidores de radiação solar, temperatura, sistema de absorção de dióxido de carbono, entre outros euipamentos necessários a viagem de um ser vivo.

Laika foi resgatada das ruas para o programa espacial soviético e, juntamente com outros dois cães, foi avaliada e treinada para a missão.

Em 3 de dezembro de 1957, a Sputnik II foi lançada e os sinais vitais de Laika foram acompanhados telemetricamente por controle. Após 5 horas do lançamento, os sinais vitais da cachorra cessaram.

0 comentários:

Postar um comentário

Receba Acontecimentos históricos no seu Email