quarta-feira, 13 de março de 2013

Chico Science


Há 47 anos nascia Francisco de Assis França, mais conhecido como Chico Science.

Chico foi um cantor e compositor pernambucano e um dos principais colaboradores do movimento Manguebeat, na década de 90. Seus dois álbuns foram incluídos na lista dos 100 melhores discos da música brasileira da revista Rolling Stone. Em outubro de 2008, ficou em 16ª lugar na Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira.

Suas principais influências musicais eram os artistas de destaque da soul music norte-americana. A fusão com os ritmos nordestinos, em uma mistura com ritmo de percussão, gerou o Nação Zumbi. A partir daí o grupo começou a se apresentar no Recife e em Olinda e iniciou o movimento Manguebeat, inclusive com direito a manifesto.

Em 1993 uma rápida turnê por São Paulo e Belo Horizonte chamou a atenção da mídia. O primeiro disco teve boa receptividade da crítica e projetou a banda nacionalmente. O segundo, mais pop e eletrônico, confirmou a tendência inovadora de Chico Science e Nação Zumbi, que excursionaram pela Europa e Estados Unidos, onde fizeram sucesso de público e crítica.

Gilberto Gil declarou que Chico Science era "o que surgiu de mais importante na música brasileira nos últimos vinte anos".

O líder da banda deixou dois discos gravados, tendo sua carreira precocemente encerrada por um acidente de carro entre Olinda a Recife. A família de Chico Science recebeu indenização de cerca de 10 milhões de reais da montadora Fiat, responsabilizada pela morte do cantor e compositor, devido a falhas no cinto de segurança do carro que dirigia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário