sábado, 6 de abril de 2013

Lançamento do Windows 95



Com direito a apresentação dos Rolling Stones nos Estados Unidos, o lançamento do Windows 95, no dia 24 de agosto de 1995, foi histórico. Não à toa e apesar de todas as dificuldades enfrentadas com o passar dos anos, até hoje é considerado a maior revolução da Microsoft e o sistema operacional de maior sucesso comercial já produzido.

O Windows 95 foi um dos primeiros sistemas operacionais a trabalhar com base em uma interface gráfica, algo que revolucionou a história da computação pessoal.
Os sistemas anteriores da Microsoft, Windows 3.1 e 3.11, este voltado somente a grupos de trabalho, funcionavam em um ambiente de textos, o MS-DOS – e traziam a interface gráfica como um “algo a mais”, uma espécie de assistente.

Porém, com o Windows 95, tudo trocou de lado, com a interface visual se tornando a cara do SO. E, entre polêmicas e acusações de plágio vindas da Apple, o fato é que o sistema operacional trouxe inovações sem precedentes.

Muitos consideram o Win95 uma revolução por causa dos aspectos técnicos para a época. Contudo, apenas profissionais e entusiastas conseguiam perceber as mudanças de código, ao menos no início. Para o usuário comum, a revolução foi outra, mudando o comportamento das pessoas em frente ao computador e abrindo novas possibilidades de trabalho e interação.

Matéria do Jornal Nacional (1995) sobre o lançamento do Windows 95: 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário